Web Analytics (análise de métricas de mídia ou web) pode ajudar a entregar o que os usuários procuram ao visitar seu site. Saiba como aumentar as vendas e conversões com análise de dados para marketing!
Será mesmo que basta montar um site para trazer visitas e alcançar uma boa quantidade de vendas? Com certeza não! Tráfego por si só, não é garantia de novos negócios. Nesse ponto é importante contar com todo o potencial de web analytics.
Você precisará contar com a análise de métricas digitais e web analytics para tomar as medidas necessárias e assim, converter o tráfego em leads.
Precisará também contar com ferramentas de análise de dados para acompanhar as métricas de mídia e web de tempos em tempos. Isso tudo para garantir que ele não apenas seja de fácil acesso, mas que também indique e acompanhe as ações indicadas para cada etapa do funil de conversão e vendas. do usuário.
Se você for um bom analista de métricas de mídia e web, saberá as respostas para as diferentes perguntas que podem ser feitas por seus visitantes.
Para garantir que você forneça as respostas e as soluções que eles desejam, você precisará fazer uma análise adequada do seu site e acompanhá-la de tempos em tempos. Isso com certeza ajudará muito!
Um negócio que busca o sucesso na web precisa saber encontrar respostas para perguntas específicas como:
- De onde vem o tráfego para o site deles?
- Quais são as páginas da web que seus visitantes mais acessam?
- Qual porcentagem de seus visitantes voltam para visitar seu website?
- Quantos visitantes realmente se convertem em clientes?
Se você não tiver essas respostas, isso indica que você está preocupado apenas com o volume de tráfego e não com sua qualidade.
Qualquer bom site em um navegador confiável terá um grande número de visitantes, mas isso não deduz que esses sites são de qualidade. Se o seu site não tiver focado na qualidade das visitas, isso certamente afetará suas vendas.
Análise de dados para marketing: para que serve?
Para um site de sucesso gerar leads e vendas, não importa quantas pessoas o visitam, mas tudo o que importa é se aqueles que o visitam são ou não o tipo de pessoa “certo”, se fazem parte da sua “persona”.
É por esse motivo que você deve enfatizar a boa análise de dados em websites, pois isso te ajuda a “decifrar” quem está visitando o site da sua empresa, por qual motivo e com que interesse.
Para usar essas ferramentas de análise da web, você não precisa ser um estrategista especialista em marketing online. Você encontrará uma infinidade de pacotes de análise de sites na web para venda. No entanto, é melhor começar com o Google Analytics gratuito.
Como o Google Analytics pode apoiar uma campanha da web?
O Google Analytics é fácil de implementar e com apenas linha de código. você pode começar a mensurar os resultados em cada uma das páginas do seu site. Outras ferramentas como Google Search Console também ajudam a mensurar questões relacionadas à funcionalidade e desempenho como tempo de carregamento das páginas.
Essas ferramentas o ajudarão a obter uma análise adequada de quantos visitantes chegaram ao seu site. Junto com isso, elas também te ajudarão a saber outras coisas, como:
- Quanto tempo um visitante permaneceu em seu site?
- De quais sites ou redes sociais eles vieram anteriormente?
- Quais termos de pesquisa ou palavras-chave eles usaram para chegar ao seu site?
- Quais são as páginas do seu site que eles mais visitam?
Para saber as respostas a essas perguntas mais significativas, você precisará considerar do apoio de alguém que saiba como fazer o relatório do web analytics, que saiba como obter os números corretos e também que entenda como otimizar seu site.
Web Analytics e user experience: pontos importantes na análise de dados para marketing
- Os visitantes do seu site já o conhecem? O objetivo principal de um site é vincular a marca ou a empresa a novos clientes em potencial lembrando que esses clientes podem nunca ter ouvido falar sobre você ou sua empresa antes! Um site bem feito deve ter apenas uma pequena porcentagem de visitantes que realmente usará o seu nome ou da sua empresa para encontrar seu site, blog ou e-commerce.
- Seu site está atraindo mais clientes em potencial? Você deve usar palavras-chave adequadas para que as pessoas possam chegar ao seu site com mais facilidade. O uso de palavras-chave adequadas ajudará seu site a ser mais encontrado nos mecanismos de busca, permitindo que você atraia mais clientes em potencial. Tudo que você precisa fazer agora é saber o que eles querem e entregá-los exatamente com isso. Eles certamente comprarão de você se você oferecer o melhor negócio.
- Você tem uma boa presença na mídia social? A maioria das empresas usa seus perfis para guiá-los em direção aos seus sites e ali vender seus produtos e/ou serviços. Se você definir algumas metas específicas com o Google Analytics (para acompanhar a duração das visitas, o quanto da página é rolado – scroll, se algum vídeo é visto até o final), ainda melhor. Um bom exemplo dessas metas pode ser aplicada para você acompanhar quantos visitantes vieram do Instagram para ver um post e clicaram em um link com alguma oferta específica.
- Seus visitantes estão saindo da sua página sem fazer nenhuma ação? Com a ajuda do Google Analytics, você poderá acompanhar a taxa de rejeição das suas páginas e saber a porcentagem dos visitantes que não clicaram em nenhum link ou navegou por nenhuma outra página.
Quando bem configurado, o Google Analytics ajuda a saber quais termos de pesquisa foram usados pelos seus visitantes. Outras ferramentas como o Google Search Console podem ser usados para acompanhar os termos de pesquisa usados para encontrar seu site.
Existem ainda outra ferramentas que podem até mesmo dizer se os visitantes são ou não as pessoas que você considera ‘certas’ de acordo com sua persona.
Com uma boa análise de dados para marketing (web analytics), você pode saber quando é hora de reformular sua página inicial e torná-la mais profissional, deixar o conteúdo mais atraente e tornar seu site menos confuso. Assim, garantindo melhores conversões.