Algumas perguntas que muitos me fazem diariamente: o que faz um analista de dados? O que ele precisa ter de conhecimento e curso de análise de dados? Quais técnicas de análise de dados precisa conhecer?

Para responder essas e outras perguntas relacionadas aos tipos de análise de dados e técnicas aplicadas, trago um vídeo e um artigo sobre esse tema. Espero que goste do conteúdo e compartilhe! Boa leitura!

O que todo analista de dados deve saber?

Um analista de dados não precisa fazer faculdades que envolvam matemática e estatística, como áreas da engenharia. Entretanto, ter conhecimento sobre estatística como média, tendência, moda, mediana e desvio padrão resultará em bons insights para sua análise.

Saber diferenciar média e mediana, correlação e causalidade são requisitos para esse profissional. Sem ter isso em mente, é fácil errar na interpretação dos resultados que serão apresentados em um relatório ou um dashboard. 

O que todo analista de dados deve saber é que sempre devemos duvidar dos dados e dos padrões que eles apresentam! 

Para dar um exemplo de erros em média, vou usar a métrica de sessões no Google Analytics.

Considerando que o conceito de média é a soma de sessões no Google Analytics dividido pelo número de dias, se temos alguns poucos dias com valores muito altos ou muito baixos de sessões (o que chamamos de outliers – valores muito altos ou muito baixos em uma série de dados), considerar esses registros em uma média fará com que toda a análise esteja errada (principalmente em bases com poucos registros de dados).

Mas não quero me prender a esses conceitos estatísticos. Isso porque o analista de dados precisa saber que o seu trabalho vai além da área de exatas! 

Para que esse profissional traga valor a quem a análise se destina, ele precisa ter conhecimento de marketing e vendas, além de um bom entendimento do contexto de negócio e de gestão de projetos para saber o que priorizar em suas demandas (e também a hora de parar de desenvolver aquele dashboard “maravilhoso” que no final, só ele irá entender – confira o artigo “6 formas práticas de aplicar visualização de dados em uma empresa“).

Como ter um insight em análise de dados?

Um verdadeiro analista não é aquele que somente usa bem as ferramentas e conceitos de estatística inferencial, mas sim aquele que consegue extrair insights, informações relevantes dos dados. Para isso, a colaboração entre as partes interessadas é essencial para o sucesso de um analista de dados.

Sendo assim, o analista de dados deve ter aptidões como EMPATIA, CRIATIVIDADE. COLABORAÇÃO e COMUNICAÇÃO. Um analista que é estrategicamente conhecedor de dados, sabe interpretar e comunicar as principais recomendações de análise aos gerentes de marketing e negócios, é raro e vale uma fortuna no mercado.

Como deve iniciar a análise a partir da extração de dados?

Já que dados são gerados através de sistemas e/ou ferramentas, o analista de dados precisa entender como os dados estão sendo gerados antes de ir para a ferramenta e saber extrair os dados da forma certa.

Ainda no contexto de Google Analytics, é importante entender como métricas como a de visitantes se difere de visitantes únicos, como é calculada a taxa de rejeição e etc. está sendo gerada e saber extrair os dados da forma certa dessas ferramentas é essencial. 

Muitas vezes só faz sentido extrair um tipo de dado de uma única forma (por exemplo, sem diferenciar por data). Sendo assim, o analista de dados precisa investir um bom tempo conhecendo a ferramenta ou sistema de trabalho, seja um CRM, ferramenta de web analytics ou qualquer outra ferramenta.

A análise de dados baseada em bi e plataformas como Data Studio e Power BI?

Ainda falando sobre conhecimento técnico, é importante para o analista de dados dominar uma das ferramentas de BI (sendo que as mais conhecidas são Google Data Studio, Power BI e Tableau). 

Plotar os dados de uma tabela em um gráfico objetivo e bem formatado é um skill indicado para todo analista de dados. Nada como “bater o olho” em uma apresentação e já entender todo o comportamento dos dados que estão ali.

À medida que as habilidades do profissional de business intelligence e análise de dados em preparar dashboards aumentam, é importante se esforçar para desenvolver views dos dados com uma narrativa própria, sua forma única de contar histórias (conhecido como datastorytelling).

Quais ações estão relacionadas à etapa da análise de dados?

Ter alguma fluência com planilhas e SQL, além de linguagens de programação como R e Python fará com que os analista de dados também se destaquem. 

A habilidade de desenvolver modelos de dados para acompanhá-los sem ter que diariamente voltar do zero para baixar os dados das inúmeras ferramentas, aplicar os cálculos necessários para finalmente conseguirem analisar os dados faz com que o dia a dia dos analistas de dados seja muito mais fácil. Essas tarefas que se repetem diariamente, acabam tomando a maior parte do dia dos analistas de dados. 

É fato que esse conhecimento em linguagens de programação pelos analistas de dados não precisa ser aprofundada ao nível de desenvolver verdadeiros algoritmos de machine learning e inteligência artificial, coletando dados via API Rest com método GET. Muitas vezes, saber aplicar um groupby já é suficiente. Se quiser mais detalhes de como fazer essas funções básicas em Python, acompanhe a série Data Science na Prática.

Estudar é essencial para um analista de dados!

Por fim, algo que um analista de dados precisa é gostar de estudar e ler bons conteúdos. O mundo muda o tempo todo e se tem uma coisa que muito se preza no mercado de trabalho são profissionais atualizados. Em tecnologia e análise de dados isso se torna ainda mais necessário. Fontes de conteúdos como InsideBigData e Mashable (fora do Brasil), Olhar Digital e CIO (nacionais).

Cursos específicos são igualmente importantes! Existem escolas como a IEBS, Tera, Udemy e Data Science Academy que são referência para quem quer se desenvolver nessa área. 

Em leitura indico: “Data Smart”, “Data Science do Zero” “Estatística para Leigos”, “Métricas – Como Melhorar os Principais Resultados de Sua Empresa” e “Marketing Ágil”.

Espero ter esclarecido as principais dúvidas sobre o que faz um analista de dados e o que ele precisa ter de conhecimento. Gostou do artigo? Então compartilhe e indique para quem possa se interessar. Até a próxima!