Saber usar o Google Analytics é um fator de sucesso para qualquer site, blog ou e-commerce!

Com a importância de se analisar corretamente o Google Analytics, surgem várias dúvidas: 

  • O que são hits e o que significa? 
  • Quais parâmetros são usados para diferenciar usuários novos e recorrentes?
  • O que significa sessões e como são contabilizadas no google analytics?
  • Qual o tempo limite padrão no google analytics?
  • Qual a diferença entre dimensão e métrica?
  • Como analisar a taxa de rejeição e como é mensurado?
  • O que é direct e referral no google analytics?

Nesse post, tento responder as principais dúvidas na hora de analisar métricas no GA. Não encontrou a sua dúvida listada aqui? Deixe seu comentário e terei o maior prazer em respondê-la! 

Quantas pessoas visitaram o site?

Chegar na resposta para essa pergunta pode parecer simples, mas requer assimilar alguns conceitos de métricas do GA.

Antes de mais nada, precisamos entender como o Google Analytics mensura as interações dos usuários, isso é essencial para criar qualquer relatório.

Entendendo a coleta de dados no Google Analytics

Uma vez instalado o código de acompanhamento (snippet) do Google Analytics (leia o post Google Analytics para iniciantes: como gerar o código e instalar em um site para mais informações) a ferramenta captura uma ampla variedade de dados por meio de tracking hits. 

O que são hits e o que significa? 

Por padrão, esses hits trazem dados de visualização de cada página (e uma enorme quantidade de dados associados) sempre que ela é carregada. Este hit carrega, dentre várias outras informações:

  • IP;
  • data e hora do hit;
  • versão do navegador;
  • nome da página e URL.

Adicionando mais código, você pode rastrear outras interações (chamados de eventos) como cliques em botão e scroll na página (rolar o mouse pela página).

google-analytics-como-mensurar-metricas
Crédito da imagem: professora @eleonoradiniz (ESPM)

Qual a diferença entre hit e sessão?

Cada hit enviado para o GA representa uma interação. Uma coleção de hits que ocorrem em conjunto é chamado sessão. Por exemplo, um usuário pode acessar seu site e visualizar várias páginas sucessivamente – cada página gera um hit, e todos os hits juntos compõe a sessão.

Por padrão, a sessão tem duração de 30 minutos. Isto é, se em 30 minutos o usuário não realizar nenhuma interação (clicar em um link que leve para uma página interna, por exemplo), sua sessão expirará e na próxima vez que acessar novamente o site, ou recarregar a página, ele será contado como uma nova visita (um novo cookie será criado, e o ciclo vai recomeçar).

Visitas refere-se, portanto, ao número de acessos ocorridos que ultrapassem o tempo de expiração da sessão.

Qual a diferença entre visitante e visitante único?

O Google Analytics também rastreia o usuário, que pode ter mais de uma sessão. Quando o mesmo usuário volta ao site repetidamente, o GA mantém um registro de quantas vezes ele esteve lá e em que momentos.  

Visitante: é o usuário que realiza as interações com o site nesse período padrão de 30 minutos compreendido pela sessão.

Visitante Único: é aquele visitante que, imaginando que o cookie de seu browser não foi apagado, é identificado como sendo o mesmo visitante de outras ocasiões. 

Dependendo do viés da empresa, a informação de visitantes recorrentes é muito importante. Imagine um e-commerce de produtos de varejo, por exemplo, que precisa de muitas visitas para gerar mais vendas. Ter um número alto de visitantes recorrentes é importante.

O que vale é lembrar que um usuário ou visitante pode visitar o seu site várias vezes dentro de um período, navegar por diferentes páginas e gastar mais ou menos tempo a cada uma destas interações. 

Como analisar a taxa de rejeição e como é mensurado?

A taxa de rejeição é uma das métricas que mais pode nos confundir. Como o próprio nome dá a entender, uma “Rejeição” soa como um usuário que abandonou o site, rejeitando o seu conteúdo. Na verdade não é exatamente isso!

Esta métrica não leva em consideração um determinado número de segundos que o usuário passou em seu site, mas sim, uma Sessão em que o usuário visitou apenas uma única página e saiu, sem interagir com nenhuma outra página.

Idealmente, você deseja que sua taxa de rejeição seja tão baixa quanto possível, pois isso mostra que os usuários estão engajados com seu site. Dependendo do tipo de site, uma taxa de rejeição típica pode estar entre 30% e 50%. 

Em casos de blog ou landing pages de um produto específico, essa taxa de rejeição acaba sendo mais alta (geralmente acima de 70%) já que o usuário acessa o post, faz sua leitura (dentro de uma janela de tempo de 30 min) e sai do site/blog sem realizar uma ação.

Como é calculada a duração da sessão?

Uma métrica importante para suas análises é o tempo de duração de uma sessão. Esta é a métrica que ajuda os webmasters e proprietários de sites a mensurar quanto tempo o usuário dedica ao seu site, durante uma visita.

Para calcular a duração média da sessão, o Analytics soma a duração de cada sessão durante o período que você especificar e divide essa soma pelo número total de sessões. Por exemplo:

  • Duração total da sessão: 1.000 minutos (60.000 segundos)
  • Total de sessões: 100
  • Duração média da sessão: 1.000/100 = 10 minutos (600 segundos)

Qual a diferença entre duração da sessão e tempo médio na página?

O tempo médio na página é simplesmente a quantidade média de tempo que todos os usuários passam em uma única página. Medir isso não é tão simples quanto se imagina.

O Google Analytics calcula essa métrica a partir da média das visitas onde não houve rejeição (ou seja, nas quais o visitante não sair sem olhar pelo menos mais de uma página ou gerar alguma ação/evento como cliques em banners e/ou botões).

Qual a diferença entre visualizações de página e páginas por visita?

Visualizações de página: uma visualização de página é uma visualização de uma página. Pense em como você navega por sites – você costuma ir para a mesma página várias vezes enquanto navega? Isso significa que você está desencadeando várias visualizações de página da mesma página em uma única sessão. É por isso que o Google Analytics oferece uma estatística extra: visualizações de página únicas.

Visualizações de páginas únicas: o número de visitantes de uma página, e não o número de visitas a essa página – temos uma diferença sutil aqui, percebe?

Páginas por visita: esta é a quantidade de páginas que um visitante vê em uma visita.

Qual a diferença entre dimensão e métrica?

As dimensões são atributos dos seus dados. Por exemplo, a dimensão Cidade indica a cidade (por exemplo, “Paris” ou “Nova York”) em que uma sessão se originou. A dimensão Página indica o URL de uma página que é visualizada.

As métricas são avaliações quantitativas. A métrica Sessões é o número total de sessões. A métrica Páginas/sessão é o número médio de páginas visualizadas por sessão.

As tabelas na maioria dos relatórios do Google Analytics organizam os valores das dimensões em linhas, e as métricas em colunas. Por exemplo, esta tabela mostra uma dimensão (Cidade) e duas métricas (Sessões e Páginas/sessão).

DIMENSÃOMÉTRICAMÉTRICA
CidadeSessõesPáginas/sessão
São Francisco5.0003,74
Berlim4.0004,55

O que o Google Analytics considera como fonte de tráfego?

A fonte de tráfego é um local específico que enviou a visita ao seu site. Fontes incluem Google, redes sociais, publicidade paga, anúncios gráficos, favoritos que as pessoas têm em seu navegador e outros. São agrupados em canal, origem e mídia. Vamos entender cada um deles.

Qual a diferença entre canal, origem e mídia?

Canais: saber se um usuário chegou até o seu site através da pesquisa orgânica do Google, digitando a URL diretamente no navegador ou clicando em um anúncio no Facebook, por exemplo, pode ser determinante para entender a sua presença digital.

O Google Analytics é um grande aliado nesta hora e consegue registrar facilmente as informações sobre o Canal de origem de determinado usuário. Os principais Canais observados nos relatórios são:

  • Direct: Quando a URL é acessada diretamente do navegador;
  • Organic Search: Google, Bing ou Yahoo!;
  • Social: Redes Sociais como o Instagram, Facebook ou LinkedIn;
  • Email: Newsletters, feed RSS;
  • Referral: Sites externos com links para o seu domínio;
  • Paid Search: Links Patrocinados do Adwords;
  • Display: Rede de Display do Adwords;
  • Others: Quando não pertence a nenhum dos outros canais padrão.

Origem e Mídia: dependendo da combinação entre estas duas dimensões, o Analytics vai automaticamente agrupar a Sessão dentro de alguns dos Canais indicados anteriormente. Na prática funciona mais ou menos assim:

Origem e Mídia:Canal mais provável:
m.fabecook.com / referralSocial
google.com / organicOrganic Search
google.com / cpcPaid Search

Ou seja, um Canal de aquisição acaba sendo uma forma de agrupar automaticamente o tráfego para facilitar as suas análises.

Com essas dicas iniciais, você já não ficará “perdido” ao ler um relatório com o Google Analytics. Não encontrou sua dúvida listada? Deixe seu comentário ou entre em contato por email ou pelo link do WhatsApp. Até o próximo post!