Olá, muito prazer! Sou profissional de Business Intelligence, Data Analytics e Marketing Digital. Já passei por diversas agências de comunicação, dentre elas Publicis e AlmapBBDO. Atualmente sou professor, palestrante e presto consultoria em marketing e tecnologia para empresas de médio e grande porte.
O que me motivou a escrever?
Estamos vivendo em meio à pandemia do novo coronavírus! Tempos nos quais as pessoas tiveram que se reinventar e o “novo normal” passou a ser amplamente discutido!
Empresas de todo porte estão tendo que mudar de alguma forma o seu jeito de fazer negócios, usando a tecnologia, o marketing digital, a automação e a inteligência de dados em busca de resultados que as mantenham competitivas (ou que pelo menos as ajudem a sobreviver frente a esse novo cenário).
Empresas como Magazine Luiza, iFood, Ambev, O Boticário foram exemplos das que souberam aproveitar esse momento para se transformar. Outras de menor porte também estão encontrando no meio digital, uma forma de alcançar resultado em meio à crise.
A verdade é que o digital, que já vinha crescendo rapidamente, experimenta uma ascensão exponencial. Basta olharmos a quantidade de “ao vivo” que aparecem no Instagram ao abrirmos nosso perfil diariamente.
Completo esse panorama com uma frase de Nizan Guanaes em entrevista à CNN no programa “Mundo Pós-pandemia” que também me incentivou:
“todos nós temos que nos comportar como atividade essencial nesse novo momento”
Acompanhe uma parte dessa entrevista:
Matéria no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YTYSEi6BFhs
Como profissional da área, entendo que posso contribuir com empresários, executivos de marketing e profissionais em outras áreas a organizarem uma estrutura de dados adequada ao marketing, comunicação, planejamento e outras frentes dentro das empresas.
Me proponho a orientá-los a encontrar uma saída para sobreviver e até prosperar em meio a tanta dificuldade. Acredito que parte dessa prosperidade vem do bom uso de canais digitais, do marketing digital e da mensuração e análise de dados.
O que você encontra por aqui?
- mensuração de resultados com google analytics e outras ferramentas em web sites, e-commerce e mídias sociais (web analytics)
- monitoramento e mensuração de mídias sociais (social listening e social intelligence)
- a importância dos dados para o dia a dia dos negócios e como pensar orientado por dados (Data Driven Mindset)
- boas práticas em coleta e segurança de dados. Afinal, já que estamos em contagem regressiva rumo à LGPD, nada mais oportuno.
- como analisar os dados e aplicá-los no dia a dia dos negócios (Data Science e Data Analytics)
Também teremos conteúdos ricos e info produtos (ebooks) que serão verdadeiros assets: ferramentas de consulta que tendem a facilitar o dia a dia dos empresários e profissionais de marketing.
Conteúdos mais técnicos também serão abordados!
Além de profissional de marketing e data analytics, também sou sou programador Python. Faço uso dessa linguagem para trazer inteligência e gerar vantagem competitiva. Dentre alguns usos, destaco:
- modelos de dados estatísticos para análise e projeção de forecast
- modelos de dados para melhorias em indicadores financeiros para mídia digital
- automação de rotinas de coleta e transformação de dados
- análise de contexto em menções dentro das mídias sociais
- aplicação de técnicas de web scrapping para coleta de dados em sites e social media
Sendo assim, você verá por aqui alguns posts falando sobre regressão linear, k-means, KNN, redes neurais, tensorflow, NLTK, conceitos e técnicas de data science, big data e machine learning. Estes assuntos interessarão profissionais da área de BI, AdOps, DataOps, cientistas e engenheiro de dados.
Entendo que esses tópicos são novos demais e justamente por isso tentarei ao máximo alinhar estes temas à visão de gestão de projetos e negócios.
Data e Marketing Digital
Vejo que estes dois universos que hoje em dia parecem tão distantes, precisam estar aliançados nesse “novo normal” que vivemos. O que espero é que entre eles não exista mais uma lacuna tão grande!
Vamos construir juntos algo de valor a esse novo mercado, tão dependente dos dados e do digital para se transformar?
Deixo meu convite para você me acompanhar aqui no blog e nas minhas redes sociais. Se gostou, deixe seu comentário!