Olá, muito prazer! Sou profissional de Business Intelligence, Data Analytics e Marketing Digital. Já passei por diversas agências de comunicação, dentre elas Publicis e AlmapBBDO. Atualmente sou professor, palestrante e presto consultoria em marketing e tecnologia para  empresas de médio e grande porte.

O que me motivou a escrever?

Estamos vivendo em meio à pandemia do novo coronavírus! Tempos nos quais as pessoas tiveram que se reinventar e o “novo normal” passou a ser amplamente discutido!

Empresas de todo porte estão tendo que mudar de alguma forma o seu jeito de fazer negócios, usando a tecnologia, o marketing digital, a automação e a inteligência de dados em busca de resultados que as mantenham competitivas (ou que pelo menos as ajudem a sobreviver frente a esse novo cenário).

Empresas como Magazine Luiza, iFood, Ambev, O Boticário foram exemplos das que souberam aproveitar esse momento para se transformar. Outras de menor porte também estão encontrando no meio digital, uma forma de alcançar resultado em meio à crise.

A verdade é que o digital, que já vinha crescendo rapidamente, experimenta uma ascensão exponencial. Basta olharmos a quantidade de “ao vivo” que aparecem no Instagram ao abrirmos nosso perfil diariamente.

Completo esse panorama com uma frase de Nizan Guanaes em entrevista à CNN no programa “Mundo Pós-pandemia” que também me incentivou:

“todos nós temos que nos comportar como atividade essencial nesse novo momento”

Acompanhe uma parte dessa entrevista:

Nizan Guanaes em entrevista à CNN no programa “Mundo Pós-pandemia” 

Matéria no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YTYSEi6BFhs 

Como profissional da área, entendo que posso contribuir com empresários, executivos de marketing e profissionais em outras áreas a organizarem uma estrutura de dados adequada ao marketing, comunicação, planejamento e outras frentes dentro das empresas.

Me proponho a orientá-los a encontrar uma saída para sobreviver e até prosperar em meio a tanta dificuldade. Acredito que parte dessa prosperidade vem do bom uso de canais digitais, do marketing digital e da mensuração e análise de dados.

O que você encontra por aqui?

  • mensuração de resultados com google analytics e outras ferramentas em web sites, e-commerce e mídias sociais (web analytics)
  • monitoramento e mensuração de mídias sociais (social listening e social intelligence)
  • a importância dos dados para o dia a dia dos negócios e como pensar orientado por dados (Data Driven Mindset)
  • boas práticas em coleta e segurança de dados. Afinal, já que estamos em contagem regressiva rumo à LGPD, nada mais oportuno.
  • como analisar os dados e aplicá-los no dia a dia dos negócios (Data Science e Data Analytics)

Também teremos conteúdos ricos e info produtos (ebooks) que serão verdadeiros assets: ferramentas de consulta que tendem a facilitar o dia a dia dos empresários e profissionais de marketing.

Conteúdos mais técnicos também serão abordados!

Além de profissional de marketing e data analytics, também sou sou programador Python. Faço uso dessa linguagem para trazer inteligência e gerar vantagem competitiva. Dentre alguns usos, destaco:

  • modelos de dados estatísticos para análise e projeção de forecast
  • modelos de dados para  melhorias em indicadores financeiros para mídia digital
  • automação de rotinas de coleta e transformação de dados
  • análise de contexto em menções dentro das mídias sociais
  • aplicação de técnicas de web scrapping para coleta de dados em sites e social media

Sendo assim, você verá por aqui alguns posts falando sobre regressão linear, k-means, KNN, redes neurais, tensorflow, NLTK, conceitos e técnicas de data science, big data e machine learning. Estes assuntos interessarão profissionais da área de BI, AdOps, DataOps, cientistas e engenheiro de dados.

Entendo que esses tópicos são novos demais e justamente por isso tentarei ao máximo alinhar estes temas à visão de gestão de projetos e negócios.

Data e Marketing Digital

Vejo que estes dois universos que hoje em dia parecem tão distantes, precisam estar aliançados nesse “novo normal” que vivemos. O que espero é que entre eles não exista mais uma lacuna tão grande!

Vamos construir juntos algo de valor a esse novo mercado, tão dependente dos dados e do digital para se transformar?

Deixo meu convite para você me acompanhar aqui no blog e nas minhas redes sociais. Se gostou, deixe seu comentário!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos