Indicadores de performance (KPIs) que realmente valem mensurar para a tomada de decisões no seu negócio.
Qual a sua resposta para a seguinte pergunta: vale a pena sair acompanhando todos os indicadores de performance (KPI) e métricas de marketing digital como likes, curtidas e comentários no Instagram, anúncios do Google, CRM e outras métricas de vendas em sistemas internos de uma empresa?
Se você respondeu sim, esse post vai abrir seus olhos para o que realmente importa! Se respondeu não, muito bem! Vamos entender juntos os motivos!
Dentre os motivos de perda de clientes apontados pelos respondentes da Pesquisa “Panorama das Agências Digitais 2021” destaca-se a dificuldade de apresentar resultados. Sabe aquele desafio de comprovar onde realmente seu trabalho está retornando resultado? Essa é a realidade vivida por muitos empreendedores ao buscar um negócio online de sucesso.
Ao investir em tráfego pago, postar conteúdos para nas mídias sociais, alimentar seu sistema de CRM, muitos dados são gerados. Analisar esses dados ficou muito mais fácil atualmente diante dos constantes avanços em tecnologia e web analytics. Porém, muitas vezes, não é tão fácil assim chegar em conclusões!
Vantagens do marketing digital: muitas formas de mensurar resultados
Saber o caminho para onde estamos indo e o que precisamos fazer para melhorar! Estes são os principais pontos que tornam a mensuração de resultados tão importante para qualquer empresa.
Muitas vezes, o hábito de querer acompanhar todas as informações, nos detalhes, não nos ajuda a chegar em nenhuma conclusão e não contribui em nada para os resultados do nosso negócio.
Isso acontece porque ao tentar mensurar resultados sem um método certo para isso, acabamos nos perdendo pois são muitas informações. Sem esse método, você pode gastar mais dinheiro do que deveria em uma campanha, supondo que os resultados estão acima do esperado.
Você precisa escolher bem seus indicadores de performance e analisar aqueles que realmente valem a pena. Chegar nesses resultados não é difícil. Basta saber onde olhar e como mensurar.
Quais métricas de marketing digital e indicadores de performance (KPIs) realmente importam?
KPI (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Performance) são indicadores diretamente relacionados com a saúde do seu negócio.
São calculados com base em dados de diferentes plataformas de marketing digital, vendas, CRM (Google Ads, Google Analytics, Hubspot, RD Station…) além de sistemas internos (conhecidos como sistemas legados).
Você será capaz de gerir com inteligência as ações de marketing e vendas, passando por uma análise completa de cada funil de conversão e vendas.
Nesse post, listo os principais indicadores de marketing e métricas de vendas para você aplicar no seu negócio e melhorar seus resultados com base no funil de conversão.
Topo do funil de conversão (Métricas de Aquisição)
Nessa primeira etapa, a pessoa está tentando resolver um problema ou necessidade e procura entender sobre o assunto e encontrar a solução. Seus anúncios e conteúdos aparecem nesse momento para essa pessoa.
Para saber se sua campanha de tráfego pago ou anúncio orgânico (resultado de SEO) está tendo bons resultados, as principais métricas de marketing digital que você deve acompanhar são:
- CPM- Custo por mil: valor cobrado a cada mil vezes que um anúncio é exibido (impressões).
- CPC – Custo por clique: valor cobrado a cada clique no anúncio.
- CPV – Custo por view: valor cobrado pela visualização de um vídeo. Esse indicador leva em consideração o tempo que o usuário passou vendo um vídeo (3 ou 30 segundos, 50% do vídeo ou 100% do vídeo).
- CPA – Custo por aquisição: custo médio pago por cada ação realizada pelo público nos anúncios – venda ou transação.
- CTR ou taxa de conversão: quantidade de cliques por impressões no seu anúncio.
- VTR ou view through rate: quantidade de visualizações por impressões de um vídeo.
- Retenção (vídeo): tempo médio que as pessoas ficaram vendo um vídeo.
Taxa de conversão entre as etapas de topo, meio e fundo do funil
O objetivo do seu funil de vendas é atrair clientes de alto valor para o seu negócio. Supondo que você está atraindo muito tráfego e recebendo muitos cliques ou seja, direcionando tráfego para seu website ou e-commerce, o que você deve medir? Sim! A taxa de conversão.
Para chegar na taxa de conversão e medir o aproveitamento dos cliques nos anúncios em visitas no site, basta dividir o número de visitas pelo número de cliques. Não são todos os cliques no link de um site que geram visitas, sabia? Se o carregamento do seu site estiver muito lento, essa taxa de conversão será baixa. É importante acompanhar esse indicador.
Essa taxa de conversão também te mostra o aproveitamento das visitas em leads e/ou vendas. Da mesma forma, basta dividir o número de leads (metas, eventos e conversões vindos do Google Analytics) pelo número de visitas.
Indicadores de performance que funcionam de verdade
Cada vez mais profissionais de marketing são pressionados para provar o retorno de suas campanhas de acordo com o investimento realizado.
Para chegar nessa conclusão, os principais indicadores de marketing e métricas de vendas são:
- ROI – retorno sobre o investimento: quanto a empresa lucrou com os seus investimentos em marketing digital? Para chegar nesse cálculo, todos os custos de produção e operacão da sua empresa devem ser levados em consideração.
- CPA – custo por aquisição: quanto custa um cliente para você? Quanto você investe para alcançar cada um deles?
- Lifetime Value (LTV) — Valor por Tempo de Vida: o cálculo de quanto seus clientes gastam em média com seus serviços, considerando um tempo médio de contrato. Define o quanto um cliente vale para você já que clientes que voltam a comprar tem maior lucratividade, concorda!?
- Taxa de Cancelamento (Churn Rate): é calculada em um dado período, por exemplo, 1 em cada 10 clientes cancela seus serviços por mês.
Diariamente, em minhas consultorias em projetos de business intelligence, desenvolvo paineis (dashhboards) que relacionam esses indicadores de performance com cada campanha e/ou canal de geração da visita e/ou da venda.
Eu posso te ajudar a chegar nesses números e ter essa informação sempre atualizada para facilitar sua tomada de decisão. Só mandar um email que estou pronto para atender sua empresa.
Por fim, um convite especial ao leitor
Chegar nesses resultados não é difícil Basta saber para onde olhar e como mensurar. Quer aprender o cálculo para chegar nessas informações tão importantes? Então tenho um convite pra fazer!
Esse será o tema da aula live no YouTube dessa semana que acontece às sextas às 11h no YouTube da Agência Fera! Meus seguidores no Instagram escolheram esse tema e assim vai ser. Aproveita e me segue no Instagram!
Conclusão
As redes sociais e a atual exigência para que empresas estejam presentes nelas geraram ainda mais métricas confusas e que não nos dizem tanta coisa sobre a saúde do nosso negócio.
Nesse post listei os principais indicadores de aquisição e performance que você deve estar atento pois são elas que te mostram a verdade e te ajudam a tomar decisões em marketing digital. Espero ter te ajudado. Até o próximo post!