Nesse post, listo algumas dicas de segurança na internet para proteção de dados pessoais. Afinal, com a vigência da LGPD (lei geral de proteção de dados pessoais), assuntos relacionados à cibersegurança estão em alta e fazer uma boa gestão da base de dados de clientes tornou-se crucial para as marcas.
Em meio a esse cenário, o assunto cibersegurança e proteção de dados pessoais está no radar das empresas pois não pode haver descuido na hora de saber como montar um banco de dados de clientes. Sendo assim, aqui vão algumas dicas de segurança na internet para proteção de dados pessoais para que você ter em mente ao se adequar à LGPD.
Mas afinal, quais são esses dados de cliente?
Quando mencionamos dados de clientes estamos nos referindo aos dados pessoais (sexo, idade…), demográficos (endereço, cidade, país…) e comportamentais coletados pelas marcas e presentes nos banco de dados para melhorar o relacionamento com clientes.
No artigo “LGPD e Marketing Digital: Guia Completo” publicado aqui no blog, menciono o quanto é importante trabalhar com inbound e automação de marketing e parar com algumas práticas abusivas de gestão de base de dados de clientes. Vale a pena dar uma olhada!
Esses dados são coletados com o objetivo de obter insights valiosos sobre seus clientes, o que ajuda a direcionar melhor as campanhas publicitárias e proporcionar melhores experiências com a empresa. Existem quatro tipos principais de dados do cliente, são eles:
- Dados básicos: os dados cadastrais de clientes, com campos vindos de um sistema de dados para cadastro de clientes (CRM). Por exemplo: nome, sexo, renda e todos os tipos de dados demográficos são considerados dados básicos do cliente. São dados coletados diretamente do banco de clientes.
- Dados de interação: os dados coletados durante alguma interação com um cliente e são geralmente coletados durante a jornada de compra.
- Dados que refletem comportamento: esses dados são coletados com o objetivo de melhorar a experiência do cliente com seu produto ou serviço. Exemplos: inscrições de avaliação gratuita (produto/serviço free), logins de contas de usuários e muito mais.
- Dados de atitude: esses dados permitem que você avalie como um cliente pensa. Os dados de comportamento do cliente podem ser coletados por práticas como fazer formulários para coletar dados de clientes contendo um feedback online ou pesquisas.
A maioria desses dados são coletados com o consentimento do cliente (ou por legítimo interesse) por empresas que se comprometem a manter os dados seguros e protegidos.
Conceitos básicos de segurança na internet
Para garantir essa proteção de dados pessoais dos clientes, é importante compreendermos conceitos básicos de segurança na internet, se buscando respostas para as principais perguntas sobre a segurança como aquelas relacionadas aos principais riscos da internet.
Criptografia e segurança de dados (assuntos também tratados no post “Técnicas de anonimização de dados para se adequar à LGPD” serve para manter seus dados protegidos contra hackers e ataques cibernéticos indesejados e é a bola da vez! Não é por menos que o assunto cibersegurança está tão em alta no momento.
Aqui estão 5 (cinco) dicas de segurança na internet que são maneiras simples de manter os dados de seus clientes seguros e que ajudam a garantir a proteção de dados pessoais, fazendo você estar em compliance com a LGPD (lei geral de proteção de dados).
1. Lembre-se sempre que os dados de seus clientes são um alvo fácil!
Quando falamos de segurança na internet, precisamos evitar a complacência, aquela disposição habitual para corresponder ao que um cliente ou fornecedor pede com a intenção de ser agradável. A última coisa que você quer assumir é o risco que isso pode trazer para a sua marca.
Boa parte dos ataques cibernéticos são direcionados a pequenas empresas e é bem-sucedido devido à ausência ou negligência de práticas para garantir a segurança de dados.
Dicas de segurança na internet 2: instale e atualize seu antivírus regularmente!
Você deve considerar investir em segurança na internet, instalando um antivirus adequado. Quando se trata de buscar uma forma de como proteger dados pessoais de hackers, é melhor que você busque indicações dos profissionais da área do que tentar comprar um por conta própria. Alguns dos antivírus populares que podem ajudá-lo são Kaspersky e Avast.
Todos esses softwares são fáceis de instalar mas lembre-se de deixá-los atualizados. O motivo pelo qual você deve manter seu software atualizado é que você não fica suscetível aos principais riscos da internet, comprometendo os dados e informações de seu cliente.
Dicas de segurança na internet 3: prefira sempre usar senhas fortes!
Esta é uma etapa essencial e não deve ser um assunto evitado nas empresas (como há bem pouco tempo atrás se fazia quando vinha um pedido da equipe de TI). Você deve sempre criar uma senha forte seja para um e-mail pessoal, profissional, login em sistema ou qualquer outro tipo de senha.
Mas, como você pode garantir que está usando uma senha forte? Bem, use um gerenciador de senhas (gratuito ou pago) que pode ajudá-lo a definir uma senha robusta. Quando você usa uma senha dessas, você está seguro. Além disso, como essas senhas não são fáceis de lembrar, você deve contratar um serviço de gerenciamento de senhas para controlá-las.
Dicas de segurança na internet 4: reduza o acesso externo, use redes de dados e servidores privados (VPN)
Não é de hoje que fazer uma gestão apropriada do banco de dados de clientes é vital para qualquer negócio! Colocar o máximo de obstáculos possível entre os dados do cliente e os hackers é crucial. Uma das melhores ideias para manter seus dados seguros é sempre transferí-los através de um servidor ou rede privada. Uma VPN aumenta a segurança na internet consideravelmente.
E você tem seu próprio controle sobre seu servidor e rede privada, o que garantiria quem pode acessá-lo e reduziria a chance de interferência externa. Além disso, você e seu departamento de TI podem acompanhar tudo o que está acontecendo nos servidores e nas redes.
Dicas de segurança na internet 5: conduza testes de vulnerabilidades periodicamente!
Outra etapa essencial da segurança de dados é você manter rotinas de testes de verificação de vulnerabilidades. Conforme você gera senhas, instala e atualiza seu software e também faz uso das redes privadas, continue testando.
Você pode fazer isso contratando um hacker ético (hacker do bem) e fazendo com que seus sistemas sejam verificados por ele. Os dados do cliente são um recurso inestimável e você não pode se dar ao luxo de perdê-los.
Conclusão
Nesse post, falamos sobre cibersegurança e também sobre a confiança que seu cliente deposita na segurança de seus dados pessoais. Você não quer colocá-los em risco, não é mesmo? Portanto, você deve tomar todas as medidas de segurança necessárias para protegê-los.
Quando um cliente está compartilhando seus dados pessoais, ele confia que serão bem usados. Então, quando você não faz uma gestão de bases de dados de clientes de forma eficaz e segura, você arrisca perder seus clientes e prospects também.
Espero ter contribuído com algumas formas de como proteger os dados da sua empresa de ataques cibernéticos com as dicas de segurança na internet citadas acima.
Esteja alerta também para executar verificações diárias de vírus e malware em suas máquinas, sistemas e verifique regularmente se os dados do cliente estão protegidos e seguros.