A linguagem Python serve para aplicações de business intelligence, coleta, tratamento, big data analytics e Data Science. Como começar a estudar?
Data Science: como começar com Python para Análise de Dados? Essa é a primeira videoaula Data Science na Prática que publico aqui pelo blog e também pelo YouTube trazendo alguns desafios em práticas de coleta, tratamento e análise de dados.
Com edições semanais, essa série é voltada para quem já tem alguma vivência com Business Intelligence e Data Analytics e o primeiro desafio foi feito para quem quer iniciar com a linguagem python.
Linguagem python para iniciantes
Nessa primeira videoaula, aprendemos a dar os primeiros passos com as bibliotecas do Python. Importamos as bibliotecas e módulos para aplicação de data science: pandas, numpy e matplotlib e passamos pelas seguintes etapas de tratamento de dados:
- Aprendemos a coletar dados de uma planilha de excel com .read_excel();
- Trouxemos as informações dos tipos de dados com .info();
- Passamos por funções como .map(), .sample();
- Geramos uma lista com os nomes das colunas com a função columns do pandas;
- Entendemos as diferenças entre os tipos de dados: strings, inteiros e datetime;
- Tratamos dados em formato de data (com to_datetime e strftime);
Acompanhe a videoaula no YouTube e aqui no blog Celso Cestaro! Se gostou do conteúdo, compartilhe. Estarei por aqui para tirar suas dúvidas portanto, pratique!
Data Science: como começar com Notebook (script) do desafio Data Science na Prática 01
O link abaixo contém o script que usamos durante a videoaula. Para baixá-lo, basta preencher o formulário com nome e e-mail e será enviado.
Se certifique de que não tenha entrado como spam, ok?
Ah… e não se esqueça de comentar e compartilhar. Até o próximo post!