Muitas pessoas não sabem o que é business intelligence e outras acabam fazendo confusão quando se deparam com esse termo.
BI não é uma ferramenta, como muitos pensam. Apesar de depender de softwares e tecnologia para entregar o melhor que pode oferecer, o Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios) vai além disso.
Em meio ao processo de digitalização nos negócios que vivemos, o Business Intelligence pode ser encarado como uma forma das empresas se manterem competitivas mesmo em mercados com muita concorrência.
Nesse post, explicarei o que é BI aplicando uma visão de gestão de projetos com metodologia ágil para termos um melhor entendimento do que é business intelligence e para que serve.
O que é gestão de projetos?
Projetos são aplicados nas empresas para desenvolver um produto ou serviço, aprimorar a experiência dos clientes em canais de atendimento, aumentar a quantidade de leads recebidos (entre outros objetivos).
Até algum tempo atrás, esses projetos eram desenvolvidos em modelos que tinham requisitos muito bem definidos com fases de implementação, teste, operação e manutenção pré-estabelecidos, sempre tendo que finalizar um processo para iniciar outro (esse modelo recebia o nome de cascata exatamente por ter fases sequenciais).
No entanto, seguindo esse modelo, muitas vezes eram direcionados investimentos que não atendiam o projeto como um todo pois eram mal dimensionados e acabavam gerando frustração por parte dos envolvidos, além de um alto custo para mudanças no decorrer das etapas.
Por causa dessas situações frequentes, a eficácia desse método foi muito questionada, dando espaço à metodologia ágil de gestão de projetos, uma metodologia que permite melhorias contínuas no decorrer dos processos.
O que é metodologia ágil na gestão de projetos?
Métodos ágeis buscam a adaptação rápida a mudanças. Quando uma necessidade de um projeto muda, a equipe acaba encontrando mais facilidade de se adequar com esse método.
Define-se o que será entregue em um período curto de tempo (geralmente 1 semana) e no final desse período se valida para entender os próximos passos que aquele projeto deve ter.
Para projetos desse tipo, são aplicados processos de melhoria contínua que tem como base iterações de quatro fases, rodadas sempre em sequência: planejamento, execução, análise e ação ou PDCA. (Plan – Do – Check – Act).
Mantendo o foco nos ajustes, projetos assim garantem o seu bom andamento em um nível de excelência maior. Um dos benefícios desse método é que você consegue voltar alguns steps que o modelo anterior (cascata) não permitia antes de continuar o projeto, validando passos importantes na implementação. já que é cíclico.
Por que o PDCA é conhecido como um ciclo?
Composta por ciclos rápidos de menor prazo com grupos de entregas também menores, o foco principal do PDCA é dar agilidade aos processos de gestão, tornando-os mais claros, objetivos e eficazes.
Quando a última fase termina, reinicia-se o ciclo para identificar novas oportunidades de melhoria e, assim, manter a empresa constantemente em busca de inovação, profissionalismo, agilidade e competitividade.
São feitos ajustes no meio do caminho, dados com os feedbacks dos clientes e outras informações que são mensuradas .Esse método permite medições quantitativas e qualitativas em cada etapa e é exatamente aí que entra o business intelligence.
Aplicar ferramentas e processos de business intelligence são extremamente importantes para esse método de melhoria contínua.
O que é o business intelligence e para que serve?
Boas escolhas dependem das informações certas! Uma vez entregues para as pessoas certas, no timing certo (muitas vezes em real time) é o que gera a ação adequada para continuar com o projeto!
Para entender o que deve ser implementado em um próximo ciclo do projeto (relembrando: ciclo PDCA – plan, do, check, act), com business intelligence encontramos uma maneira mais inteligente e consistente de tomar decisões, que não dependa da capacidade dedutiva de gestores e diretores executivos para funcionar de forma sistemática e escalável.
O business intelligence envolve uma série de conceitos aplicados à ferramentas que permitem coletar, gerenciar (transformar) e distribuir os dados de uma empresa para transformá-los em insights para a devida tomada de decisão e ações em uma empresa.
Dessa forma, consegue-se mensurar a qualidade e excelência com que cada etapa do projeto foi desenvolvida. Por meio do sistema de BI, dados são transformados em informações relevantes que aparecem em dashboards e que, por sua vez, facilitam a tomada de decisões em todos os níveis organizacionais.
Recentemente, postei aqui no blog o artgio “6 formas práticas de aplicar visualização de dados em uma empresa” que explica como esses dashboards podem ser concebidos para gerar valor no dia a dia das empresas.
Em quais etapas do ciclo PDCA conseguimos aplicar business intelligence?
As empresas que aplicam a inteligência do negócio (mais conhecida como business intelligence) conseguem inúmeros benefícios em comparação com as que não o utilizam.
Confira em quais etapas do ciclo PDCA pode ser aplicado business intelligence:
- Planejar (Plan): a definição de objetivos, métricas e indicadores está envolvida nessa primeira fase do ciclo PDCA. Através da análise dos dados e informações disponíveis em um site, sistemas de CRM, ferramentas de monitoramento em mídias sociais e outros tantos sistemas/processos gerados nas empresas, Business Intelligence pode contribuir com essa primeira etapa entendendo qual a relação daquele plano com o contexto que os dados revelam.
- Desenvolver (Do): etapa onde é implementado o plano. Segundo a Wikipedia, nessa etapa são coletados dados para mapeamento e análise dos próximos passos “Checar” e “Ajustar”. Nessa etapa são feitas configurações em ferramentas para que os dados venham nos padrões adequados, passo que pode ser ajustado com ajuda de Business Intelligence.
Em um projeto que envolva um site web, por exemplo, nessa etapa são configuradas metas e funis de conversão em ferramentas como o Google Analytics
- Conferir (Check): nessa etapa são analisados os resultados (coletados no passo anterior “Desenvolver”) comparando-os em relação aos resultados frente aos objetivos traçados no passo “Planejar”). Business Intelligence é aplicado buscando entender correlações entre dados, analisar padrões e outros modelos matemáticos e de estatística inferencial.
- Agir (Act): por fim, são tomadas ações corretivas e implementadas mudanças que incluem melhorias no processo ou produto. Por possibilitar uma ação rápida em cima dos dados encontrados, as empresas que fazem uso de Business Intelligence conseguem otimizar processos mais rápido que concorrentes que não o utilizam.
Conclusão
Com o avanço da tecnologia, a capacidade de processar dados em enorme quantidade e de forma muito mais rápida que antigamente foi alcançada. Com isso, novos profissionais surgiram para tornar possível extrair todo o valor que a análise dos dados pode trazer para o dia a dia do negócio.
BI ficou potencializado pelo Big Data e deram espaço para novas profissões como Data Science e Data Engineering. Analisando séries históricas de dados, é possível fazer projeções futuras, aplicando modelos estatísticos já conhecidos e que não eram aplicados em larga escala até então. Mas isso é tema para um próximo post!
Ficou com alguma dúvida sobre o tema Business Intelligence e a relação com projetos no dia a dia de uma empresa? Deixe seu comentário! Se você gostou do artigo, compartilhe nas redes sociais e para alguém que possa se interessar pelo assunto. Até o próximo post!