Ser capaz de aproveitar o poder da ciência de dados e do Big Data nas empresas é extremamente valioso!
A ciência de dados (ou Data Science) adota métodos específicos, processos, algoritmos e linguagens de programação como Python e R para extrair insights do Big Data nas empresas.
Esses insights são aproveitados para que uma empresa possa tomar determinadas decisões estratégicas, fundamental para qualquer negócio.
Com uma análise de dados eficaz (baseada em números, fatos e estatísticas), gestores podem fornecer soluções que muitas vezes não são tão evidentes à primeira vista.
Como as empresas estão usando Big Data e Data Science?
Nesse artigo, listo 5 aplicações práticas de como o big data está revolucionando as estratégias das empresas.
Confira como o uso de Data Science e Big Data Analytics pode agregar valor ao negócio e entenda a importância de investir em um profissional de ciências de dados e em tecnologia para isso.
1. Tomar decisões estratégicas com base em dados, garantindo melhores resultados
Para que uma empresa possa tomar determinadas decisões estratégicas, os dados precisam estar sempre disponíveis e de fácil acesso para os líderes e profissionais C-Level em uma empresa.
Isso pode ser um pouco difícil, já que aproximadamente 80% de todos os dados não são estruturados (imagens, fotos, vídeos…) e precisam de tratamento de dados para que os algoritmos de análise preditivas possam obter insights.
Com big data, é possível medir dados de empresas e extrair números e estatísticas por meio da ciência de dados. Assim sua empresa pode criar modelos com dados de treino e teste, simulando vários cenários para a tomada de decisões.
É possível aprender qual deles adotar para obter o melhor resultado possível. Com o modelo em produção (após realizar o seu deploy), é possível receber recomendações do melhor cenário a cada atualização. Assim, a melhoria no desempenho dos principais indicadores de performance e financeiros será perceptível.
Importante: lembre-se de registrar os resultados das métricas de desempenho e analisá-las ao longo do tempo. Assim sua empresa se torna cada vez mais inteligente e eficiente na tomada de decisões.
2. Identificar oportunidades para novos produtos/serviços ou melhorar os existentes
As metodologias de ciência de dados podem explorar dados em séries históricas, fazer comparações com a concorrência, analisar o mercado e, por fim, fazer recomendações de quando e onde seu produto ou serviço tende a ter maior projeção de vendas.
Aplicar ciência de dados pode ajudar uma empresa a entender como seu produto pode ajudar outras pessoas e também a questionar os produtos e serviços já existentes.
Quais decisões as empresas tomam ao desenvolver um produto ou serviço?
Nas empresas, essa reflexão sobre desenvolvimento de produtos e melhorias dos existentes tende a ser muito frequente!
Analisar sob a ótica de Data Science permite acompanhar a resposta do mercado aos produtos e serviços de sua empresa.
Observar com atenção como seu produto está sendo mais usado, fará com que você repense seu modelo, garantindo que você esteja oferecendo as soluções que vão de encontro às necessidades dos seus clientes.
3. Recrutar os melhores talentos (RH)
O recrutamento feito em RH pode ser um esforço exaustivo. Já com Data Science, esse processo se torna mais rápido e preciso!
Com tantas fontes de dados disponíveis sobre talentos (mídias sociais, bancos de dados corporativos e sites de empregos), as empresas podem trabalhar com todo esse Big Data e usar métodos de ciência de dados para encontrar os candidatos que melhor se adaptam à organização.
Explorar esses dados existentes sobre os candidatos fará com que você encontre funcionários que realmente se encaixem na cultura de sua empresa e não apenas com um bom currículo ou um perfil matador do LinkedIn.
Isso é importante principalmente se você estiver recebendo um grande número de candidatos e precisando preencher uma vaga rapidamente.
Trabalhar de maneira mais inteligente por meio de métodos de ciência de dados pode garantir que você preencha essa posição com o candidato mais qualificado.
Além disso, a ciência de dados trouxe novas oportunidades de trabalho…
4. Contribuir para o aprendizado contínuo de uma equipe
Como os líderes podem provocar o aprendizado constante da equipe?
Mesmo que a sua equipe seja altamente capacitada, manter todos informados e atualizados é uma tarefa desafiadora, não é mesmo?
A ciência de dados pode ajudar com insights do que seus funcionários apresentam como interesse para aprender constantemente.
Esses insights inclusive podem servir para popular algum software online de gestão do conhecimento para os colaboradores consultarem.
Ao coletar dados reais, com comprovação estatística sobre os interesse dos funcionários, disponibilizar um sistema de e-learning ajudará os líderes a criarem uma equipe mais inteligente e experiente, melhorando ainda mais os resultados para a empresa.
5. Personalize a experiência do seu cliente através da automação de marketing
Estima-se que mais de 2,5 bilhões de GBs de dados são criados por dia. Com essa quantidade cada vez maior , coletar dados sobre aquilo que é realmente importante para seus clientes e sua empresa também pode ser bem difícil.
Cada fonte que uma empresa usa para coletar dados de seus clientes (seja curtidas em mídias sociais, visitas a sites ou pesquisas por e-mail) podem ser analisadas para entender seus clientes de forma muito mais apurada.
Ao usar Data Science com base nessas informações de seus clientes (tomando a devida atenção com as boas práticas para se adequar à LGPD), você consegue combinar diversas fontes de dados para gerar insights, automatizar e direcionar suas ações de marketing e comunicação para o seu público de forma mais eficaz.
Você também consegue personalizar serviços e produtos para grupos específicos. Encontrar correlações entre idade e renda, por exemplo, pode ajudar sua empresa a criar novas promoções ou ofertas para grupos que tendem a ter um melhor retorno em aceitação daquela oferta.
Conclusão
Implementar metodologias de ciência de dados na sua empresa pode agregar valor de várias formas: na tomada de decisões, recrutamento, treinamento, marketing e muito mais.
Data Science e análise de dados pode levar à tomada de decisões de uma maneira mais e melhor informada, o que permite que sua empresa cresça de forma inteligente e estratégica.
Reservar um tempo para se capacitar e usar ciência de dados é algo que toda empresa deve considerar como extremamente importante para se manter competitiva no mercado.
Precisando aplicar Data Science e estruturar a coleta de dados com uso de Big Data na sua empresa? Estou aqui para apoiá-lo! Só enviar uma DM ou mandar e-mail! Até a próxima!
Fonte: https://insidebigdata.com/2018/08/25/data-science-adds-value-business/