Já pensou em usar python para Marketing Digital e Web Analytics? Com o crescimento diário em volume e variedade de dados compartilhados em redes sociais, portais de busca e em plataformas digitais, otimizar a entrega de mídia, conteúdo e comunicação nas mídias sociais requer explorar o potencial que as frentes de big data, marketing digital e data science representam.
Para extrair inteligência desses dados, uma linguagem de programação que tem sido muito utilizada é a Python. Sua curva de aprendizado relativamente baixa comparada a outras linguagens é um forte atrativo.
Por ser open-source, dispõe de inúmeras bibliotecas e módulos para aplicação de data science e machine learning que podem ser aplicados pelos profissionais de marketing e business intelligence em empresas e agências.
Para que serve a linguagem Python no marketing digital?
No dia a dia dos profissionais de business intelligence, contar com a linguagem Python facilita o trabalho diário. Sem ela, esses profissionais acabam passando a maior parte do tempo nessas tarefas enquanto a análise de dados fica para aquele tempo que sobra no dia, quando sobra.
Nesse artigo, vamos conhecer os principais módulos Python que facilitam os processos diários em modelagem e análise de dados.
Módulos python para marketing digital, web analytics e business intelligence:
Pandas: criada para manipulação de dados, oferece estruturas e operações para manipular dataframes (tabelas com dados categóricos, numéricos e séries temporais), além de fazer cálculos e tratar dados em formato de data com excelência.
Permite ler e escrever arquivos CSV, excel, HTML, consegue transformar texto em tabelas, se conecta com bancos de dados como Google Big Query e MySQL, faz consultas em APIs via Json.
Com ele também é possível visualizar dados em gráficos de barras, linhas, histogramas, dispersão e muito mais.
Matplotlib: quando precisamos visualizar dados, é esse o módulo mais usado. Permite criar eixos x e y para plotar dados, inserir legendas, títulos, mudar o estilo dos gráficos e muito mais.
Estende os gráficos citados para o módulo pandas mas, ainda não é o mais adequado para dataviz uma vez que os gráficos não ficam tão bonitos assim de se ver (mas facilita consultas rápidas para acompanhamento de dados).
Seaborn: essa sim uma biblioteca de visualização de dados que fornece interface de alto nível para desenhar gráficos estatísticos atraentes e informativos.
Scikit-learn: se até aqui os módulos tratavam essencialmente de dados do passado, esse é um dos principais módulos que trabalha com predições e machine learning.
Inclui vários algoritmos de classificação, regressão e agrupamento. Com ele podemos analisar grandes volumes de dados e tentar identificar, por exemplo, o quanto um perfil de usuário tem propensões de comprar um determinado produto.
Permite responder aquelas perguntas que todo bom mídia faz para os profissionais de BI: “Se eu invisto x valor em campanhas pagas e gero y em vendas, se eu aumentar em x+n o investimento, quanto a mais em vendas poderei obter?”
Mais alguns módulos Python…
Além desses principais módulos, outros muito utilizados de machine learning e inteligência artifical são Tensorflow e Keras.
Já os módulos Requests, BeautifulSoup e Selenium servem para coletar dados via API e também de outros sites, portais e ecommerces.
Você tem investido mais tempo do seu dia vencendo barreiras com a extração e transformação dos dados? Gostaria que sobrasse mais tempo para análise de dados?
Precisa de ajuda com a implantação de projetos de business intelligence, tagueamento via google tag manager para google analytics 4?
Conte com o apoio da nossa consultoria em web analytics e business intelligence. Até o próximo post!